terça-feira, 15 de agosto de 2017

Operação contra Robinson é parte da delação da Dama de Espadas

Rita das Mercês foi presa em agosto de 2015 durante a Operação Dama de Espadas
A Operação Anteros (VEJA AQUI), detonada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (15), que tem como alvo principal o governador Robinson Faria (PSD), é o primeiro resultado prático da delação premiada da ex-procuradora da Assembleia Legislativa do Estado, Rita das Mercês. Ela negociou com o Ministério Público Federal (MPF), para atenuar a situação delicada situação junto a Justiça.
Ritinha, como é conhecida, foi presa em agosto de 2015 pela Operação Dama de Espadas (VEJA AQUI), acusada pelo Ministério Público Estadual (MPRN) de comandar esquema criminoso que desviou pelo menos R$ 5 milhões da Assembleia Legislativa, através de “funcionários fantasmas”.
A delação de Ritinha não chegou ao conhecido da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) do Estado, uma vez que ela preferiu relatar tudo que sabe ao MPF. Ritinha teria receio de que houvesse interferência no Ministério Público do RN.
A delação de Rita foi negociada em acordo conduzido pelo procurador da República Rodrigo Teles, a quem Rita narrou crimes na administração dos três poderes do Rio Grande do Norte e deixou claro que não é ela a dama de espadas. Ao entregar o ExecutivoJudiciário e Legislativo, a ex-procuradora da Assembleia Legislativa sabia que inevitavelmente o foro seriam os tribunais superiores, já que perante o STJ respondem o governadores e desembargadores.
Pelo menos um membro do Tribunal de Justiça do RN foi citado na delação de Ritinha.
Com a negociação direta com o MPF, as instâncias locais ficarão agora obrigadas a seguir todos os procedimentos que vão derivar do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
VEJA COBERTURA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL DE FATO DESTA QUARTA-FEIRA (16)
LEIA MAIS

Nenhum comentário: