sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

MPs de 18 países pedem ajuda ao Brasil após investigações da Lava Jato

  • O secretário de Cooperação Internacional do MPF (Ministério Público Federal), Vladimir Aras, diz que a repercussão da Operação Lava Jato "ultrapassa" as fronteiras do Brasil
Chega a 18 o número de países que pediram auxílio do MPF (Ministério Público Federal) brasileiro para auxiliar a condução de investigações relacionadas à Operação Lava Jato. Nesta semana, o Ministério Público da República Dominicana oficializou um pedido de cooperação com a PGR (Procuradoria Geral da República). A parceria com o país caribenho foi confirmada pelo secretário de cooperação internacional do MPF (Ministério Público Federal), Vladimir Aras.
Os procuradores da República Dominicana solicitaram cópias das delações feitas por executivos da Odebrecht, homologadas na semana passada pela presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Carmén Lúcia. As delações ainda estão sob sigilo e a PGR não se manifestou sobre se irá fornecer delações ou investigadores dominicanos.
Os procuradores dominicanos investigam o pagamento de propina feito pela empreiteira brasileira para obter contratos no país entre os anos de 2001 e 2014. Em acordo firmado pela Odebrecht com os Estados Unidos, Brasil e Suíça, a companhia admitiu ter pago US$ 92 milhões (cerca de R$ 287 milhões) em propinas no país. 

Nenhum comentário: