sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Postado às 18h52 política Nenhum comentário Enviar por e-mail
Do G1 – Mundo
Donald John Trump, 70, tomou posse nesta sexta-feira (20) como o 45º presidente dos Estados Unidos, sucedendo Barack Obama com discurso nacionalista e crítico à classe política, no mesmo tom que marcou sua campanha eleitoral.
Ele prestou juramento diante do Capitólio, em Washington, e discursou em seguida. Na presença de quatro de seus antecessores — um deles republicano — Trump disse que a cerimônia tinha um significado especial porque está transferindo o poder de Washington e o levando de volta ao povo. Por muito tempo, um grupo pequeno na capital dominou o poder, e a população não foi beneficiada, afirmou. “O povo vai governar esta nação novamente”, prometeu.
O presidente enfatizou sua visão de colocar os interesses de seu país como prioridade: “Buscamos amizade e boa vontade com as nações do mundo, mas o fazemos com o entendimento de que é direito das nações botar seus interesses em 1º lugar. Não procuramos impor nosso modo de vida a ninguém, mas o deixamos brilhar como um exemplo. Nós brilharemos para todos seguirem”.
Veja alguns destaques da fala de Trump:
– Disse que “o povo vai governar esta nação novamente”
– “Juntos, vamos determinar o curso da América e do mundo por muitos, muitos anos que virão”
– “Buscamos amizade e boa vontade com as nações do mundo, mas o fazemos com o entendimento de que é direito das nações botar seus interesses em 1º lugar. (..) Nós brilharemos para todos seguirem”
– Prometeu erradicar o terrorismo radical islâmico da face da Terra
– Prometeu investimento em infra-estrutura
– Prometeu gerar empregos
– Disse que nada pode parar a América quando está unida
– “Defendemos as fronteiras de outros países enquanto nos recusamos a defender as nossas próprias”
– “Gastamos trilhões e trilhões de dólares além mar, enquanto a infraestrutura dos Estados Unidos caiu em degradação e deterioração”

Nenhum comentário: