segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Papa Bento XVI critica individualismo em oração de fim de ano no Vaticano

Celebração do 'Te Deum' é ação de graças pelo ano de 2012.
Pontífice pediu apoio aos pobres e aos que cuidam de parentes doentes.

Da France Presse
44 comentários
Papa Bento XVI celebra Te deum de fim de ano (Foto: Andreas Solaro//AFP Photo)Papa Bento XVI durante a celebração do Te Deum de fim de ano (Foto: Andreas Solaro/AFP Photo)
O Papa Bento XVI celebrou nesta segunda-feira (31) o Te Deum, uma oração de ação de graças pelo ano de 2012, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Papa Bento XVI celebra Te deum de fim de ano (Foto: Andreas Solaro//AFP Photo)O Papa durante a celebração anual
(Foto: Andreas Solaro//AFP Photo)
Na celebração, ele convidou os fieis a levar o tempo necessário para refletir e encontrar "a cura das feridas inevitáveis causadas pela vida cotidiana".
"Devemos aprender a parar para refletir. Deste modo, a alma pode encontrar a cura para as feridas inevitáveis da vida cotidiana", afirmou em sua homilia.
Bento XVI também criticou "a propagação de estilos de vida marcados pelo individualismo e o relativismo moral", um dos temas tradicionais da Igreja católica.
O Pontífice também se referiu à "complexidade da vida em uma grande cidade como Roma" e a "uma cultura que muitas vezes parece indiferente a Deus".
O Papa concluiu sua homilia fazendo um apelo de apoio "aos que vivem na pobreza ou são marginalizados, assim como às famílias que vivem momentos difíceis, em particular as famílias que devem ocupar-se de doentes ou incapacitados".

Justiça aplica multa e determina isolamento de trecho do calçadão de Ponta Negra


Por não ter isolado o calçadão de Ponta Negra para a queima de fogos no réveillon, a promotora de Justiça do Meio Ambiente Gilka da Mata pediu e o juiz federal Mário Azevedo Jambo multou o Governo do Estado e a governadora Rosalba Ciarlini em R$ 1 milhão.
Veja galeria de fotos do calçadão de Ponta Negra.
Além de multar, determinou que o Governo do Estado deveria fazer o isolamento da área com tapumes e redes e que a Prefeitura de Natal deveria colocar sinalização e disponibilizar pessoas por toda a orla para a orientar as pessoas a evitarem as áreas de alto risco.
Jambo assinou a decisão às 21h50 deste domingo, dia 30. Gilka da Mata alegou em seu pedido que o calçadão está sob decreto de calamidade pública desde julho de 2012 em função da destruição do calçadão da orla de Ponta Negra pelas marés fortes.
Antes de ingressar com o pedido de multa por realizar o réveillon numa área de em calamidade pública, a promotora Gilka da Mata conversou com agentes do Governo do Estado, em especial da Secretaria de Turismo, e recebeu a informação que não havia como isolar tudo.
O juiz escreveu como deveria ser o isolamento das áreas de risco: "realizado com a utilização de meios eficazes como redes, tapumes, dentre outros, sendo sinalizado com placas ", destaca Mário Jambo, que estava de plantão neste final de semana.
O magistrado federal deixou claro na decisão que em caso da festa ser mantida no calçadão de Ponta Negra, a Polícia Militar deve se disponibilizar como apoio operacional “de caráter permanente e por tempo indeterminado à proteção das áreas de risco no calçadão”.
Na mesma decisão, o juiz federal lamenta que o Governo do Estado tenha programado uma festa num local sem a preocupação de providenciar o necessário para garantir a segurança das pessoas que o próprio Governo do Estado sugeriu a Justiça em documento assinado.
Outro lado